4 opções de softwares de comunicação em tempo real e por que utilizá-los

Otimizar a comunicação entre os setores da empresa é o que muitos dos bons gerentes e executivos buscam adotar no dia a dia do escritório. Isso acontece porque, ao colocar em prática alguns métodos de otimização, a produtividade do negócio pode aumentar, alguns custos podem ser reduzidos e até uma melhora na eficiência da equipe poderá ser notada.

Assim, vamos abordar, neste post, alguns exemplos de softwares de comunicação em tempo real. Falaremos nas linhas a seguir sobre o que é a comunicação unificada que eles proporcionam, mostraremos alguns dos benefícios de adotar esse método na empresa e, por fim, listaremos 4 tipos de software que podem ser adotados. Ficou interessado? Então, continue com a leitura!

Entenda o que são comunicações unificadas

Originadas do termo em inglês “unified communications”, as comunicações unificadas podem ser entendidas como aquelas plataformas que algumas empresas adotam para reunir e gerenciar todos os seus dispositivos relacionados à tecnologia e comunicação e conseguir acessá-los de dentro do escritório ou mesmo de forma remota.

Isso quer dizer que esses tipos de software permitem que endereços de e-mail, equipamentos de videoconferência, telefones móveis e fixos e drive de documentos para colaboração e compartilhamento em tempo real, por exemplo, se conectem, otimizando o dia a dia da empresa. Assim, algumas tarefas de gestão podem ser simplificadas, o que aumenta a qualidade do desempenho de gerentes e colaboradores.

Agora que já entendemos o que é a comunicação unificada e demos uma pincelada em seus benefícios, vamos abordar mais vantagens que essa inovação traz para as organizações. Acompanhe no próximo tópico!

Conheça os benefícios das comunicações unificadas

Redução de custos

Além de simplificarem as tarefas do dia a dia da empresa, as comunicações unificadas podem ser úteis para diminuir consideravelmente os gastos que se tem para acomodar os funcionários em um local físico, como um escritório, já que permitem que eles trabalhem remotamente.

Ainda abordando o tema, até o RH de outros lugares podem ser utilizados sem aumentar os custos da organização e sem atrasos vindos de distâncias geográficas.

Acesso remoto

Outra vantagem dessa inovação é que os funcionários que precisam de uma conexão móvel podem continuar conectados com seus telefones IP sem fio mesmo quando não estão no escritório.

Mais produtividade

Com chamadas de videoconferência por meio da internet, a interatividade e produtividade do escritório como um todo vão melhorar, além de reduzir alguns custos de viagens em que os assuntos podem ser resolvidos com uma reunião de chamada de vídeo.

Facilidade de gerenciamento

O setor de TI não vai mais precisar monitorar vários sistemas de comunicação separadamente, já que, com o uso de uma plataforma dessas, o monitoramento é feito apenas em uma interface global — o que também aumenta a produtividade.

Otimização de algumas burocracias

Com as comunicações unificadas, a empresa também vai ter menos contas para se preocupar e registros para lidar. Isso porque tudo virá de um único provedor e apenas um contato para cada trabalhador da companhia.

Veja 4 alternativas de softwares de comunicação em tempo real

1. Zoom Meetings

O Zoom é uma plataforma de videoconferência usada pelas empresas para realizar reuniões e até fazer webinares — o primeiro suporta até 500 participantes e o segundo, 10.000 espectadores.

O destaque da plataforma fica por conta de ter boa estabilidade de conexão em vários dispositivos. Ele pode funcionar tanto dentro do navegador quanto por meio de aplicativos para Windows, Android, iOS, macOS e Linux.

2. Google Meet

Pertencente à linha de produtos empresariais “G Suite”, da Google, o Meet tem origem de um velho conhecido: o Hangouts, aplicativo de mensagens da empresa, que agora está dividido entre o Chat e o Meets. Voltado para videoconferência, esse aplicativo oferece benefícios como:

  • fácil acesso — não é preciso instalar nenhum plugin ou aplicativo na máquina;
  • acesso sem a necessidade de estar conectado à internet — usando número de discagem;
  • suporta até 30 pessoas em uma videoconferência;
  • dados criptografados.

3. Skype for Business

Desta lista, o Skype deve ser o mais velho conhecido entre usuários de softwares para videoconferência. Com quase 20 anos no ar, o Skype tem cerca de 300 milhões de usuários espalhados pelo mundo. Ele está disponível em cerca de 30 idiomas, sendo usado em quase todo o Globo.

Além das videoconferências, o software permite comunicação entre telefones fixos e celulares, chats, transferência de chamadas e personalização. Entretanto, o Skype não pode substituir telefones celulares e fixos, não realizando chamadas de emergência, por exemplo.

O Skype for Business será descontinuado a partir de 2021 e será substituído pelo software que veremos no próximo tópico. Acompanhe!

4. Microsoft Teams

Conhecido anteriormente como Skype Teams e lançado em 2016, o Teams era uma solução já integrada aos serviços oferecidos pelo Office 365 — que proporcionava um ambiente digital aberto, favorecendo a forma de trabalhar plural que vivemos hoje em dia.

Segundo a própria Microsoft, o software é “um espaço de trabalho baseado em um chat que integra todas as pessoas, os conteúdos e ferramentas que a sua equipe precisa para melhorar o seu engajamento e ser mais eficaz”.

Em outras palavras, o Microsoft Teams veio para facilitar a comunicação dentro das empresas e incentivar a colaboração entre suas equipes. Disponível tanto para desktop (Windows e Mac) quanto para dispositivos móveis (Windows, iOS e Android), ele conta com outros softwares já bastante conhecidos no mundo corporativo: PowerPoint, SharePoint, Word, Excel e OneNote.

Dos 4 softwares, o Microsoft Teams é o mais completo, pois, com ele, o funcionário da empresa pode fazer colaborações em tempo real e criar equipes, por exemplo, funcionando mais como um hub de trabalho que uma ferramenta de UC.

Como visto, implementar softwares de comunicação em tempo real pode trazer benefícios que vão mudar totalmente a forma como os funcionários se comunicam, além de otimizar a gestão no dia a dia, com várias informações em nuvem. Nessas horas, contar com serviços de excelência em Gestão de Portfólio de Nuvem e Software é muito importante para ajudar a gerenciar todos esses dados tão valiosos. Por isso, busque parceiros confiáveis para ter ainda mais sucesso.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite a visita e leia também o nosso artigo sobre como o Microsoft Teams pode melhorar a comunicação das empresas!

The post 4 opções de softwares de comunicação em tempo real e por que utilizá-los appeared first on .


Fonte: softwareone.com/feed

Comentários