5 dicas para otimizar a comunicação entre setores

Não é raro encontrarmos negócios que, apesar do alto investimento em comunicação externa e relacionamento com o cliente, acabam se esquecendo de incentivar a comunicação entre setores dentro da própria empresa.

Esse é um aprendizado doloroso, e, muitas vezes, quando o foco é direcionado para uma comunicação interna eficaz, acaba sendo tarde demais para evitar ruídos e perdas em produtividade e rentabilidade.

Por isso, abaixo vamos apontar 5 dicas imprescindíveis para quem pretende otimizar a comunicação interna, visando melhorar os resultados do seu negócio.

1. Promova a integração entre os funcionários

Quando o assunto é comunicação interna, estamos falando sobretudo do relacionamento dos colaboradores com a empresa e também entre si.

Para que esse relacionamento flua com naturalidade e em benefício da empresa, é necessário que os colaboradores estejam integrados e alinhados com os objetivos do negócio.

Não adianta ter o vento a favor, se houver gente remando contra. Daí vem a importância de promover eventos específicos para reunir e melhorar o relacionamento entre toda a equipe.

2. Alinhe metas, missão e valores

Mas para que todos sigam um mesmo norte, é necessário que tanto a missão quanto os valores estejam muito claros para todos.

Uma forma de alinhar a produção de todas as equipes com os objetivos da empresa e aumentar a produtividade é a definição de metas coletivas e corporativas.

Isso permite que colaboradores, até mesmo de diferentes equipes, possam atuar em conjunto em busca de uma ou mais metas comuns, estimulando a integração e o alinhamento com os objetivos da empresa.

3. Elimine ruídos

Outro ponto importante é o acesso à informação. Quando falamos em ruídos, não estamos nos referindo apenas a sons externos que podem incomodar ou atrapalhar a produção.

Precisamos ir além e pensar não só nisso, mas também nos ruídos de comunicação. Sempre que uma mensagem deixa de ser entendida pelo receptor, consideramos que houve falha na emissão.

Ou seja, quanto mais clara e objetiva for a informação e quanto mais transparente for a relação da empresa com seus funcionários, melhor será o entendimento mútuo.

4. Estimule a comunicação

Comunicar não é apenas informar. A comunicação vai além e é sempre uma relação de ida e volta, de ouvir e ser ouvido.

Isso quer dizer que não basta apenas criar canais oficiais para que os funcionários tenham acesso à informação, mas também possibilitar o diálogo entre todos os setores da empresa.

5. Use a tecnologia na comunicação entre setores

A melhor forma de estimular a comunicação interna nos dias de hoje é a tecnologia. Atualmente, temos uma enorme oferta de recursos tecnológicos que podem influenciar positivamente a troca de informações com clareza e rapidez.

O uso de sistemas na nuvem, especialmente, facilita a troca de arquivos e informações, sem ônus de tempo ou espaço físico e com ganhos em praticidade e segurança da informação.

Além disso, a utilização de software compartilhado possibilita a padronização de processos e o alinhamento entre todos os setores da empresa.

E por falar em tecnologia, agora que você já sabe como usá-la a seu favor para otimizar a comunicação entre setores, que tal ler nosso artigo com 11 motivos para você unificar o gerenciamento de licenças de software em seu negócio?

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Fonte: softwareone.com/feed

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