As 5 vantagens da automação de processos em TI

Automatizar tarefas e etapas produtivas dentro de uma empresa já é uma das principais atribuições de profissionais de tecnologia. É um esforço importante para o mercado atual, em busca de segurança, monitoramento e otimização.

Quando a tecnologia é o core da empresa esse cuidado deve ser redobrado. Veja, neste artigo, 5 vantagens que sua equipe ganha ao investir em automação de processos em TI. Confira!

1. Mais inteligência para o negócio

O maior foco da automação de processos hoje é a busca por inteligência de negócio dentro de grandes volumes de dados (Big Data). Simplificar o processo de coleta e análise de informações dá mais base e tempo para que o gestor foque em decisões efetivas que adaptem a empresa a novas demandas e novos nichos.

Um exemplo está na implantação de sistemas de gestão automatizados, os ERPs. Com eles, a centralização, padronização e integração de informações fica por conta do software, permitindo visibilidade de negócio com apenas alguns cliques de distância.

2. Foco em utilização prática da tecnologia

Uma particularidade do setor de tecnologia é que empresas de TI precisam ser muito dinâmicas. Não é apenas conhecer a solução, mas planejar e executar rapidamente uma forma de colocá-la em prática.

A automação aqui pode ser introduzida nos processos de desenvolvimento e validação de testes. O gestor tem um protótipo funcional muito mais rápido e pode se aproveitar dessa agilidade para chegar primeiro no mercado com uma nova ideia.

3. Melhor desempenho baseado em análise de dados

Os indicadores de performance são fundamentais para qualquer empresa. Portanto, a forma como você lida com eles é o que diferencia uma empresa preparada para a eficiência necessária no futuro.

A coleta e elaboração de relatórios desses dados de evolução podem servir de base para a própria operação da empresa: como vocês trabalham, como estruturam a produtividade, como analisam resultados e criam estratégias a partir deles.

Portanto, automatizar processos torna uma empresa de TI inteligente de verdade — inteligência que vem de uma visão completa de capacidades e oportunidades de dentro para fora.

4. Diminuição de erros

Muitos processos manuais e repetitivos na TI geram um resultado muito prejudicial: o constante retrabalho para corrigir erros que passaram despercebidos.

Esses erros são mais comuns principalmente na coleta e registro de informações que serão necessárias para alguma outra tarefa no futuro: uma tabela com valores equivocados, um código não revisado, um erro no cálculo de custos de investimento.

Com soluções de automação em cada uma dessas etapas, você diminui a quase zero esse tipo de problema. É menos tempo gasto agora se preocupando com a confiabilidade de informações e menos retrabalho no futuro.

5. Aumento da eficiência e produtividade

Em geral, todos esses itens convergem para o mesmo benefício: uma empresa mais produtiva e eficiente. Isso é especialmente importante quando falamos em negócios de tecnologia.

Por quê? A razão está na própria natureza do setor. Você não vai se destacar no mercado apenas expandindo o pessoal ou a infraestrutura.

Quem tem sucesso nessa área é quem utiliza a automação de processos em TI como a origem de suas novas estratégias. É encantar o cliente com um serviço de mais qualidade, em menos tempo e com muito mais eficiência.

E aí, gostou da leitura? Então assine a nossa newsletter para receber mais artigos como este!

The post As 5 vantagens da automação de processos em TI appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários