Atualização de software: por que é tão importante para as empresas?

Por mais importante que seja, a atualização de software é, muitas vezes, deixada de lado no dia a dia de profissionais de TI pelo mundo. A pressão por resultados sempre se coloca à frente, o orçamento e a equipe são limitados e pequenas rotinas se acumulam até precisarem de muito esforço para serem executadas.

Mas com planejamento e atenção, é possível reverter esse cenário. Manter uma infraestrutura atualizada pode evitar problemas no futuro, facilitar o seu trabalho e melhorar o desempenho da empresa como um todo. Como isso é possível? Veja o que essa preocupação traz de benefícios para a empresa!

Mais segurança para os dados na atualização de software

Um software pode ser atualizado por diversos motivos, mas, talvez, o mais importante para o ambiente corporativo sejam as atualizações de segurança.

E não é apenas na correção de bugs e brechas que esse ponto é importante. Quando uma nova correção é anunciada, é comum que criminosos analisem o changelog do software e descubram quais problemas foram corrigidos.

Contando com TIs que não atualizam prontamente seus sistemas, eles podem utilizar essa informação para invadir e comprometer dados em softwares que estão desatualizados.

Capacidade de se antecipar a tendências de mercado

A atualização não tem apenas uma função de proteção, ela pode ter um impacto positivo para o negócio no mercado. Isso porque muitas dessas modificações são feitas para acrescentar ou aprimorar funcionalidades do programa ou sistema operacional.

Quanto antes você atualiza o sistema, mais tempo tem para aproveitar essas novidades antes da concorrência. Uma nova ferramenta, por exemplo, pode permitir a entrega de um serviço ou produto com uma experiência superior para o cliente, tornando a marca referência em inovação.

Maior produtividade

Essas mesmas funcionalidades podem facilitar a rotina dos colaboradores e permitir que eles realizem as mesmas tarefas em menos tempo, sem perder a qualidade do trabalho.

Mais agilidade em processos automatizados

Isso também pode ser dito para os processos automatizados da empresa, como análise de dados, backups, monitoramento de produtividade etc. São etapas que podem até não influir diretamente na produtividade, mas que deixam o sistema mais ágil e com maior performance para projetos mais ambiciosos.

Mais economia

Um dos problemas que torna as atualizações um fardo em muitas empresas é uma visão equivocada da TI de que, em alguns casos, essa é uma perda de tempo e esforço para pouco resultado.

A verdade é que, quando olhamos para os tópicos acima, podemos ver esse processo como um investimento tecnológico:

  • um sistema mais seguro facilita o monitoramento e dá mais tempo para a TI se preocupar com questões mais estratégicas;
  • software atualizado utiliza de forma mais eficiente a potência do hardware, espaçando mais a necessidade de grandes investimentos em novos equipamentos e diminuindo o custo de manutenção;
  • ferramentas mais ágeis e alinhadas com o futuro do mercado dão a todos os colaboradores mais capacidade de produção, utilizando menos tempo e recursos para resultados melhores.

Ou seja, uma rotina bem planejada e executada de atualização de software é uma arma da TI para economizar e potencializar o alcance de um negócio a longo prazo. Basta ter disciplina, organização e ter sempre em mente essa importância.

Quer entender melhor sobre licenças de software e suas atualizações? Então veja este post sobre o assunto!

The post Atualização de software: por que é tão importante para as empresas? appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários