Auditoria de licenciamento: 3 sinais de que você não está pronto

Independentemente do tamanho do negócio, todas as empresas precisam de tecnologia e sistemas para uma gestão eficiente. O uso dessas soluções, inevitavelmente, leva a uma auditoria de licenciamento de software. Afinal, não basta instalar os programas necessários: também é preciso estar com tudo rodando dentro das regras.

Muitas vezes, por puro desconhecimento ou por um mero descuido na aquisição de software, as empresas acabam usando uma plataforma sem licença regular para uso a médio e longo prazos. Anote aí: antes de se submeter a uma auditoria de sistemas de informação, é fundamental se certificar de que tudo está nos trilhos.

Neste post, separamos 3 dos sinais mais comuns que indicam que um negócio ainda não está pronto para uma auditoria de licenciamento, assim como orientações para corrigir os erros. Confira!

1. Você não sabe quais são as licenças

Um dos maiores problemas que empresas enfrentam no mundo empresarial é o uso ilegal dos programas. Na maior parte das vezes, esse erro é cometido por pura desinformação. Acredite: é possível que sua empresa tenha algum software irregular rodando sem que ninguém sequer tenha conhecimento.

Se antigamente essas situações permaneciam por anos a fio, hoje está mais fácil que nunca identificar casos de pirataria ou uso indevido. Portanto, para evitar problemas em uma auditoria, é imprescindível fazer um levantamento prévio das licenças no sistema. Para começar, basta verificar qual é a situação de cada programa utilizado.

2. A empresa não tem procedimentos específicos para licenças

A maioria das empresas vai simplesmente renovando as licenças conforme necessário, sem se programar ou separar uma verba no orçamento para esse fim. O problema é que, sem procedimentos específicos para licenças, a gestão de software pode virar uma bagunça.

O ideal é criar um gerenciamento com processos desenvolvidos especialmente para esse assunto. Estabeleça quem será o responsável por esse ponto e garanta que todos os sistemas estejam rodando com licenças válidas. Além disso, já programe as renovações junto à diretoria e ao financeiro da empresa.

3. O negócio nunca contratou uma consultoria

Uma auditoria nunca é algo simples. Sem uma consultoria especializada, você acaba correndo o risco de ter que arcar com altos valores para se adequar aos padrões legais dos programas que apresentam irregularidades. Por outro lado, ao contratar uma consultoria de confiança para auxiliar no processo da auditoria de sistemas de informação, as preocupações são sanadas rapidamente.

Nesse caso, em vez de tentar adivinhar qual é o caminho mais indicado para resolver as pendências, você terá um profissional especializado para ajudá-lo. Ele analisará a documentação, fará um checklist e ajudará a corrigir os pontos necessários, evitando estresse e multas junto aos fornecedores de software.

Por fim, além de preparar o terreno para a auditoria de software, a consultoria pode indicar sistemas com bom custo-benefício, gerando economia e flexibilidade para o negócio. Tudo vai depender das necessidades da empresa, claro, mas o mais importante é que elas serão ouvidas e devidamente avaliadas.

Se gostou deste conteúdo sobre auditoria de sistemas de informação e quer contar com o apoio de especialistas para passar por esse processo, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar!

The post Auditoria de licenciamento: 3 sinais de que você não está pronto appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários