Azure: respondemos as 5 principais dúvidas

O Azure é uma das plataformas de computação em nuvem mais usadas atualmente e conta com uma grande variedade de ferramentas e serviços para atender às necessidades de companhias de todos os segmentos e tamanhos. Ele permite armazenar dados e aplicativos de forma segura em servidores fora da empresa, reduzir custos com infraestrutura local e aumentar a produtividade na organização.

Porém, muitos especialistas ainda têm algumas dúvidas sobre o Azure e seus benefícios para as empresas. Sabendo disso, preparamos este post para solucionar as principais questões sobre a plataforma. Acompanhe!

1. Como o Azure funciona?

Com o Azure, suas aplicações armazenadas localmente passam a ser guardadas em uma infraestrutura global de data centers da Microsoft, de forma segura e confiável. Ele evita que você tenha que investir em servidores e máquinas potentes para acessar as aplicações empresariais com maior demanda de processamento e ajuda na redução de custos da organização.

Você pode contratar diversos serviços em nuvem disponibilizados pelo Azure, que ajudam a aumentar a produtividade e otimizar as atividades da sua empresa. Isso inclui soluções de rede, Internet das Coisas, ferramentas de gerenciamento, bancos de dados, armazenamento etc.

2. Como acessar o Azure?

Para acessar o Azure você precisa criar uma conta. É possível começar com uma conta gratuita para experimentar a plataforma por 12 meses e adquirir os serviços assim que estiver preparado.

3. O que eu posso fazer no Azure?

No Azure, você tem acesso a diversos serviços e aplicativos úteis para sua empresa, como armazenamento de dados, criação de aplicativos e sites, máquinas virtuais, bancos de dados etc. Veja a seguir como funcionam alguns dos principais serviços disponíveis.

Hospedagem de sites

Você pode criar e hospedar sites com segurança e garantia de disponibilidade no Azure. Assim, você evita problemas com sites fora do ar devido à alta demanda de acesso ou invasões. Ele oferece suporte para a criação de páginas com as principais plataformas utilizadas atualmente, como o WordPress e Joomla.

Criar apps

O Azure disponibiliza uma plataforma para a criação de aplicativos móveis e web, com a utilização das principais linguagens de programação. Ela oferece vários recursos para aumentar a produtividade dos desenvolvedores, verificar o desempenho dos aplicativos e solucionar erros rapidamente.

Migrar e acessar bancos de dados

Os bancos de dados no Azure contam com inteligência interna para um melhor desempenho e monitoramento constante contra ameaças — o que aumenta sua segurança. Além disso, você pode migrar os seus bancos de dados SQL para o Azure sem precisar se preocupar com a necessidade de fazer modificações nos sistemas que já os utilizam.

4. Por que ter uma máquina virtual no Azure?

Uma máquina virtual do Azure permite que você use um computador para executar vários sistemas operacionais, como se existissem diversos computadores dentro de uma só máquina física. Isso traz diversas vantagens, como a possibilidade de fazer testes de software em diferentes sistemas, fazer backups de forma simples e economizar espaço de armazenamento.

O Azure permite criar máquinas virtuais com suporte para diversos sistemas, como Windows, Linux, SQL Server etc., e dimensioná-las de acordo com as necessidades da empresa. Além disso, oferece criptografia para manter a segurança dos dados importantes e facilita a detecção de vulnerabilidades às ameaças.

5. Como o Azure pode ajudar a reduzir custos?

Ao migrar as aplicações da empresa para o Azure, você poderá reduzir custos com a infraestrutura local de TI, o que envolve gastos com:

  • manutenções de servidores e estações de trabalho;
  • mão de obra para o gerenciamento dos dispositivos;
  • eletricidade;
  • licenças de software.

O Azure apresenta um ótimo custo-benefício, que pode ser percebido ao comparar suas despesas com os gastos com uma infraestrutura local. Com ele, você paga apenas pelos produtos que utiliza, monitora a utilização dos recursos contratados e gerencia seus custos de maneira eficiente. Além disso, é possível usar a calculadora de preços para estimar os valores dos produtos que deseja contratar.

Como você pôde perceber, o Azure oferece tudo o que seu negócio precisa no que diz respeito aos benefícios da computação em nuvem. Por isso, ele está sendo cada vez mais buscado pelas empresas de todos os setores.

Quer saber mais sobre Cloud Computing? Então, baixe gratuitamente o nosso e-book e descubra como a nuvem pode resolver os seus problemas de TI!

The post Azure: respondemos as 5 principais dúvidas appeared first on .


Fonte: softwareone.com/feed

Comentários