Com a transformação digital, organizações e os consumidores estão produzindo mais dados do que nunca, devido o maior número de transações on-line, usando dispositivos e aplicações móveis, eliminando o perímetro tradicional. As informações e ideias fornecidas por esses dados são cruciais para empresas otimizarem produtos, serviços e mensagens com base no que funciona para cada consumidor. Por ter resultados como esses, manter e cuidar dos dados se tornou uma prioridade.

Todavia, como os ambientes de TI estão cada vez mais complexos entre datacenters on-premises e na nuvem, o rastreamento, limpeza e backup de todos esses dados são grandes desafios compostos pelo aumento dos ambientes multinuvem, que necessitam de equipes de TI para correlacionar e centralizar dados armazenados em vários provedores do serviço. Antes, as equipes de TI enfrentavam esse tipo de desafio gerenciando uma falta de fluxo de aplicações e Shadow IT trazidos por  diferentes linhas de negócios em ambientes distribuídos. O crescente uso da nuvem destaca, mais uma vez, a importância das soluções de backup.

Dados são então um ativo valioso tanto para empresas como para cibercriminosos. As organizações devem então assegurar que tenham uma estratégia de backup multinuvem madura implementada.

POR QUE OS BACKUPS DE DADOS SÃO IMPORTANTES?

Os dados estão entre os ativos de negócio mais valiosos de hoje, e assim, as organizações não podem se arriscar com o plano de backup.

Há uma série de problemas podem levar à corrupção ou perda de dados, todavia, a mais comum associada com a perda de dados é o cibercrime.

Os cibercriminosos têm desenvolvido ataques sofisticados com a meta de roubar dados para vender na dark web, usar para propósitos fraudulentos ou mantê-los para resgate. Por exemplo os ataques de ransomware que infectam a rede corporativa, criptografam os dados e não fornecem a chave de para descriptografá-los até que os criminosos sejam pagos. Isto leva operações a pararem repentinamente e muitas empresas optam por pagar o resgate para minimizar o tempo de inatividade e voltarem ao trabalho. Infelizmente, mesmo quando as organizações pagam o resgate, seus dados ficam no controle de cibercriminosos por um tempo significativo, tornando difícil determinar se foram alterados ou corrompidos.

Com um backup atual e seguro, as organizações podem minimizar os riscos representados pelo ransomware e outros ataques cibernéticos enquanto podem restaurar sistemas com dados que sabem que não foram comprometidos.

Além de ataques cibernéticos, os dados também podem ser perdidos devido à desastres físicos – por exemplo, a inundação na instalação que armazena os servidores – contas de administrador falsas ou comprometidas que de forma proposital excluem dados, ou mesmo erro humano que conduz a exclusões não-intencionais.

Backups regulares e uniformes na nuvem é o caminho mais flexível e de boa relação custo-benefício para assegurar a acessibilidade e segurança de dados.

DESAFIOS DE BACKUP MULTINUVEM

Hoje, acionistas e linhas de negócio tomam diferentes decisões à respeito da nuvem. Talvez o marketing escolha usar uma aplicação executada no Azure, enquanto o financeiro usa uma aplicação diferente executada na AWS. São os mesmos dados de cliente executados em dois ambientes de nuvem diferentes.

Esses ambientes multinuvem estão se tornando bem comum, com 86% das organizações que adotaram essa estratégia. Isto significa que as equipes de TI agora devem assegurar que estão fazendo backup de todos esses dados em nuvens separadas e mantendo conformidade com vários padrões regulatórios em cada um.

BACKUP PARA SUA ESTRATÉGIA MULTINUVEM

As equipes de TI devem estabelecer um sistema para gerenciar e manter dados organizacionais cruzados e armazenados em várias nuvens. Para fazer isto eficientemente, as organizações devem se mover na seguinte direção:

Centralizado: Para um backup de multinuvem efetivo, as organizações não apenas precisam de uma local para centralizar o armazenamento de dados, mas também devem ter um processo para centralizar a organização e proteção deles. Estabelecer este processo irá requerer conhecimento e experiência profundos de como cada serviço de nuvem opera e como os dados são configurados em cada ambiente. Uma estratégia eficaz fornecerá um painel simples de visibilidade transparente nas instâncias de nuvem assim como os dados armazenados no local.

Seguro: As organizações devem assegurar que o backup seja armazenado de forma segura e esteja isolado da rede mais ampla. Isto irá garantir que um ataque cibernético na rede não possa também comprometer o backup reservado para recuperação. Parte desta segurança é proteger a criptografia em trânsito e em descanso, e que apenas entidades autorizadas possam acessar o backup e os dados armazenados lá, especialmente em termos de regulações de conformidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os dados são um recurso muito valioso para as organizações deixarem à deriva – especialmente enquanto ataques cibernéticos sofisticados persistirem. Enquanto os ambientes de multinuvem se tornam a regra, as equipes de TI devem ter uma estratégia de backup eficaz implementada para assegurar que seus dados sejam recuperáveis. Isto necessitará o estabelecimento de uma plataforma de gestão simples e central, com um processo padronizado para a limpeza de dados, segurança e conformidade.

The post BACKUP DE DADOS SEGURO PARA UMA ESTRATÉGIA MULTINUVEM appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários