Backup na nuvem se tornou uma necessidade para as empresas. Saiba por que você precisa desse serviço

Os danos provocados por invasões digitais, falhas e outros desafios tecnológicos são capazes de gerar grandes perdas para as empresas. Para se ter uma ideia, os prejuízos com cibercrimes poderão chegar a US$6 trilhões por ano até 2021. Alguns dos problemas mais graves são o roubo de dados, a perda de informações e o estrago causado a equipamentos que podem ter seus conteúdos apagados. Para lidar com esse tipo de problema na gestão do negócio, além das ferramentas de segurança virtual, recomendo a adoção de uma solução de backup.

O backup é uma etapa de segurança a mais para garantir a integridade dos dados do seu negócio, já que permite salvar as informações e restaurá-las, caso seja necessário. No entanto, para o negócio, coordenar esse processo pode ser muito custoso e trabalhoso. Nesse caso, apresentamos uma solução: contratar um serviço de gerenciamento de backup. Na SoftwareONE chamamos essa solução de BackupSimple.

Quer saber por que essa alternativa pode ser vantajosa? Listamos vários bons motivos adiante. Continue lendo para descobrir quais são!

O que é o BackupSimple?

De maneira resumida, posso dizer que é uma solução de backup completa para o seu negócio, especialmente para o mercado enterprise que necessita de uma ferramenta mais robusta para garantir a segurança dos seus dados.

Por meio da solução BackupSimple, é possível salvar arquivos de forma simplificada e automática, diretamente na nuvem. Ele também conta com recursos que automatizam a restauração de arquivos com o acesso simples, seguro, granular e rápido.

Por que contratar esse serviço?

Existem muitos bons motivos. Primeiro, toda empresa precisa de uma solução de backup robusta, principalmente porque informação é um dos ativos mais valiosos de um negócio. Um relatório gerencial, um balanço, o histórico de vendas de um cliente, qualquer um desses itens é precioso para a empresa tomar decisões e montar estratégias. Você não vai querer perdê-los, não é?

Além disso, com um serviço híbrido, isto é, que combina tanto o armazenamento local com o armazenamento na nuvem, é possível economizar. Afinal, o investimento para manter o hardware necessário para manter armazenamento do seu volume de dados gera um custo muito alto.

Vou dar um exemplo: imagine o armazenamento em fita externa, além do gasto para adquiri-las, é preciso mantê-las em condições adequadas para que não se deteriorem. Também é necessário organização, para que não sejam perdidas.

Se um dia um diretor solicitar uma delas, será preciso encontrá-la rapidamente. Caso tenha ocorrido uma mudança de sede sem o devido cuidado, uma reestruturação de departamentos ou mesmo um acidente com alguém que a portava, os dados poderão se perder.

Com a ideia do backup simple, posso eliminar essa necessidade ao migrar para um modelo de armazenamento em nuvem, fazendo uso, por exemplo, da plataforma Amazon Web Services (Aws) — todo o backup é mantido nela.

Também é importante contar com um especialista para conseguir gerenciar e suportar as demandas internas por duplicação e restauração de dados. Ao contratar um serviço de backup, você passará a ter a ajuda de profissionais especializados em armazenamento e recuperação de dados.

Também vejo alguns problemas para quem não tem serviço de backup automático, em nuvem: poderá sofrer de falta de espaço e de falta de previsibilidade em relação aos dados, uma vez que não há muita certeza de que estarão disponíveis para serem acessados quando for necessário.

Além disso, é preciso ficar atento à Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, conhecida como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Isso porque ela prevê que os consumidores possam ter acesso a seus dados ao solicitá-los, os quais são guardados pela empresa.

Portanto, torna-se quase um pré-requisito a existência de backups seguros para que as informações possam ser mantidas e repassadas aos consumidores, conforme a lei, quando as requererem.

Quais as suas vantagens?

Acima, apresentei alguns dos motivos que fazem necessário o BackupSimple. Agora confira os benefícios dessa solução!

Segurança

No modelo físico, com um data center local em que se armazenam os dados, o risco é elevado. Isso porque é preciso ter uma infraestrutura robusta para manter os equipamentos e o armazenamento. Além disso manter a alta disponibilidade afetado para sofrer o menor impacto possível no negócio, caso passe por algum desastre, como por exemplo, por enchentes entre outros desastres naturais. Você pode até falar “Estou no Brasil isso é muito difícil acontecer…”  Contudo, muitos data centers do Brasil ou até mesmo a sua infraestrutura local não seguem os pré-requisitos mínimos que não sejam impactados se isso ocorrer.

Além disso, há outros riscos, como incêndios e desabamentos, que podem prejudicar negativamente os servidores. Um exemplo ocorreu no caso das torres gêmeas, em Nova York (NY), em 2011, fato bem conhecido. Muitos dados de empresas de uma torre eram guardados na outra torre, tendo a proximidade a favor quando necessitavam recuperar algum dado. Quando as torres caíram, boa parte das informações foram completamente perdidas.

As consequências do evento também repercutiram na indústria de dados, pois a falta parcial de energia que se seguiu afetou centros de dados financeiros próximos. Já na nuvem, esses conteúdos ficam salvos, podendo ser recuperados para manter a continuidade dos negócios.

Elimina custos desnecessários

A ideia por trás do BackupSimple é a de que ele seja simples, tendo por base o modelo Backup as a Service (BaaS). Você pagará apenas pelo que consumir em termos de espaço e desempenho nessa solução, de modo a economizar. Não precisa investir 100% em hardware ou em armazenamento.

No modelo antigo, onerava-se muito a área de Tecnologia da Informação (TI) para manter a infraestrutura funcionando. Além do mais, o BackupSimple oferece uma forma simples de pagamento, que varia conforme é utilizado.

Apresenta certificações e segue padrões de qualidade

Atualmente, as plataformas de cloud computing contam com todas as certificações de mercado e de segurança que as tornam o modelo de nuvem mais preparado para lidar com riscos virtuais.

Por exemplo, a AWS tem certificados de segurança e atende requisitos de conformidade que possibilitam repassar maior tranquilidade para seus clientes. Nela, eu posso escolher em que localidade os dados serão armazenados, até mesmo em que país.

Essa é uma vantagem global da AWS. Isso, por sinal, é bom para quem busca armazenamento e segurança com alta disponibilidade de dados.

Pode ser usada de forma híbrida

O BackupSimple é híbrido porque atende tanto o ambiente físico, quanto o virtualizado e até mesmo o de nuvem. Nessa solução, os ambientes “se conversam”. No entanto, por mais que seja uma solução única, o acesso é centralizado.

Em resumo, os modelos híbridos combinam servidores em nuvem, locais e diferentes plataforma. Isso ajuda também a fortalecer a segurança da informação.

Conveniência

A AWS permite que você use a nuvem de forma flexível, podendo utilizar muitos recursos computacionais. Além disso, fornece ampla escalabilidade conforme a necessidade do seu negócio. Isso ajuda no provisionamento de recursos, pois você só paga pelo que utilizar. Também permite o usufruto de uma infraestrutura global e escalável.

Por parte da solução BackupSimple, é interessante destacar que a SoftwareONE fornece uma camada de suporte de monitoração desse ambiente 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de toda entrega do ambiente 100% configurado.

Como a solução da SoftwareONE pode ajudar você?

A SoftwareOne está preparada para atender o mercado e a necessidade do seu negócio, seja para demandas de backup, por meio da solução Backup Simple, seja para qualquer outra necessidade de jornada para a nuvem. Seus grandes diferenciais envolvem:

●       amplo know-how na área;

●       suporte oferecido por profissionais capacitados, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em relação ao Backup Simple, ainda há o envio diário de relatórios para informar a empresa sobre seu backup, sobre o que foi concluído com sucesso e se houve alguma falha — em tempo real;

●       atendimento com portfólio de entregas e de serviços de uma forma escalonada global;

●       atendimento a diversos padrões de Service Level Agreements (SLAs), ou Acordos de Nível de Serviço (ANS). Muitos podem ser ampliados para as empresas de seu público, ou seja, para o seu negócio! Isso assegura maior proteção para suas operações;

●       o backup simple utiliza solução de backup Commvault, uma solução líder do Quadrante Mágico para Soluções de Backup e Recuperação de Data Center da consultoria Gartner;

●       atendimento de forma granular, de modo que você conseguirá acompanhar pelo dashboard do sistema todos os dados em fase de backup!

●       a solução atua de maneira a dar garantia de segurança.

Eu fico por aqui, mas, antes, saiba que para utilizar o BackupSimple não é necessário esperar a área TI em sua empresa. Basta contratar o apoio da equipe da SoftwareONE para iniciar essa jornada.

Aproveite agora para contatar um de nossos consultores e aprenda mais sobre BackupSimple!

The post Backup na nuvem se tornou uma necessidade para as empresas. Saiba por que você precisa desse serviço appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários