Como garantir responsabilidade digital nas empresas?

Você já ouviu falar em responsabilidade digital? Trata-se de um assunto que está cada vez mais em alta nas empresas, tendo em vista que há preocupação por parte dos empresários e gestores de TI em seguir uma série de diretrizes, principalmente quando falamos em dados.

A responsabilidade digital está diretamente relacionada com o Direito Digital, área da legislação que rege situações como o correto uso de dados de clientes, fornecedores e funcionários da empresa.

Porém, se você tem dúvidas sobre o assunto e não sabe como executar essas tarefas na sua empresa, não se preocupe! A seguir, esclareceremos esses questionamentos. Confira!

O que é a responsabilidade digital para empresas?

As empresas têm responsabilidade sobre aquilo que seus funcionários fazem na internet no horário de trabalho, bem como com a forma que lidam com os dados que são confiados a ela.

A responsabilidade digital, portanto, pode ser definida como um conjunto de estratégias e diretrizes que as empresas precisam seguir para não cometerem irregularidades na internet. Com a recente aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) isso tem ficado ainda mais evidente para as organizações.

Que pontos do Direito Digital as empresas precisam estar atentas?

As empresas precisam estar atentas a pontos do Direito Digital que devem ser seguidos para garantir a responsabilidade. Veja os principais deles, na sequência!

Crimes cibernéticos

As organizações são corresponsáveis pelos atos que seus funcionários executam nos ambientes digitais em horário de trabalho. De tal modo, se ocorrer algum cibercrime, como a difamação em redes sociais, a empresa poderá ser prejudicada.

Sigilo de dados

Os dados de clientes, funcionários e fornecedores são sigilosos e não podem ser vazados de forma alguma. A empresa precisa se resguardar para que eles não sejam divulgados, de forma intencional ou não.

Propriedade intelectual

Também é preciso estar atento sobre a propriedade intelectual para evitar problemas. O simples fato de copiar um artigo de uma revista ou portal de notícias e publicar no blog da empresa sem dar os créditos ao autor original, por exemplo, pode dar dores de cabeça para a organização.

Afinal, como garantir a responsabilidade digital?

Agora você deve estar se perguntando sobre como garantir a responsabilidade digital em sua empresa, não é mesmo? Para isso, temos algumas dicas. Observe!

Invista em segurança da informação

É preciso que a empresa invista em segurança da informação para garantir que não ocorram invasões de hackers em seus sistemas, por exemplo. Para isso, o uso de programas criptografados é uma boa alternativa.

Elabore um código de ética e compromisso

A organização precisa ter um código de ética e compromisso, com todas as diretrizes que devem ser seguidas para que os colaboradores saibam como proceder em cada situação.

Promova treinamentos para os funcionários e restrinja os acessos

Os funcionários precisam ser treinados para executar o código de ética corretamente e trabalhar de forma adequada com os dados. Também é necessário restringir acessos, para que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso a informações sigilosas.

Seguindo essas dicas você conseguirá garantir a responsabilidade digital na sua empresa. Coloque tudo em prática e tenha mais segurança na organização!

E que tal começar aprendendo como implementar práticas eficientes de segurança da informação? Leia o artigo e continue se informando!

The post Como garantir responsabilidade digital nas empresas? appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários