Copa do Mundo de 2018: 5 soluções de tecnologia implementadas

Como não poderia deixar de ser, a Copa do Mundo de 2018 atraiu uma atenção global. Junto com a paixão pelo esporte e a festa das torcidas, esse evento de grande porte também trouxe diversas novidades, dentro e fora do campo.

Por isso, preparamos este post com cinco soluções de tecnologia que tanto a FIFA quanto terceiros decidiram implementar para aproveitar o torneio ao máximo. São fatores que vão desde métodos para evitar erros de arbitragem até experiências com inteligência artificial. Confira!

1. Sistema com árbitro de vídeo (VAR)

O árbitro de vídeo ou VAR, da sigla em inglês para video assistant referee, é uma ferramenta que os árbitros puderam usar em lances relevantes para a partida, como situações de impedimento e indecisão sobre certos comportamentos serem dignos de cartão vermelho ou não.

Nesses casos, eles definem se confiam na informação verbal que o árbitro de vídeo transmite com o auxílio de equipamentos de áudio de ponta ou se preferem assistir ao vídeo do incidente em um monitor na lateral do campo antes de decidirem.

2. Tecnologia da linha de gol (GLT)

Conhecida pela sigla GLT, ou goal-line technology, a tecnologia de linha de gol — também usada na Copa de 2014 — utiliza câmeras, campos magnéticos e sensores para determinar se a bola atravessou a linha do gol ou não. O sistema conclui se realmente foi gol ou não e transmite essa informação ao árbitro, tudo em apenas um segundo.

3. Sistema eletrônico de desempenho e monitoramento (EPTS)

Trata-se de um sistema desenvolvido para uso com tablets, em que analistas e treinadores têm acesso à performance dos atletas, incluindo métricas como distância percorrida, velocidade e batimentos cardíacos. Além disso, dados referentes ao acompanhamento do movimento dos jogadores e da bola permitem entender as táticas em campo e traçar estratégias com base nisso.

4. NFC nas bolas

Os donos de uma bola oficial Telstar 18 que tivessem um smartphone capaz de ler chips com a tecnologia NFC (Near Field Communication) — uma das principais tecnologias para o desenvolvimento da internet das coisas —, tiveram acesso a experiências exclusivas. Algumas das funcionalidades que a fabricante forneceu foram informações interessantes e a promoção de desafios e competições.

5. Experimentos com inteligência artificial

A emissora Fox Sports fez uma parceria com a IBM para utilizar o Watson — a solução de inteligência artificial (IA) já usada por diversas empresas — para conceber o The FIFA World Cup™ Highlight Machine. Trata-se de um sistema para criar vídeos com trechos de destaque da Copa desde 1958.

Nele, o usuário seleciona fatores específicos, como jogadores, tipos de jogada e seleções, e então a IA encontra os lances no acervo e produz o vídeo com os melhores momentos.

Podemos perceber, portanto, que o uso da tecnologia é cada vez mais bem-vindo a eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2018. São recursos que certamente trouxeram mais confiabilidade para todas as equipes do torneio e permitiram que os torcedores desfrutassem de todas as emoções do campeonato.

Gostou do artigo? Então, divida essas informações com os amigos e familiares. Compartilhe o post nas suas redes sociais!

The post Copa do Mundo de 2018: 5 soluções de tecnologia implementadas appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários