Eficiência energética: o que é preciso para conquistar?

A ascensão de novas tecnologias fez com que a eficiência energética pudesse ser mais acessível para as empresas, independentemente da área de atuação ou do porte do negócio. Isso é importante, uma vez que, por muito tempo, os empresários buscam meios para utilizar a energia com mais eficiência.

Mas você sabe realmente o que é a eficiência energética, quais são os seus benefícios e como adotá-la em uma empresa? Falaremos sobre isso neste post. Confira, a seguir!

O que é eficiência energética?

A eficiência energética pode ser conceituada como a habilidade de desenvolver uma atividade com menos recursos energéticos, sem que ela perca a qualidade ou precise ser modificada por conta disso.

Para isso, podem ser utilizados recursos diversos, como a escolha de maquinários e de equipamentos mais eficientes. Atualmente, os eletrodomésticos têm uma tabela que mostram o quanto eles gastam de energia, por exemplo.

Quais são os principais ganhos em investir em eficiência energética?

Do ponto de vista empresarial, o investimento em eficiência energética traz diversos benefícios. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pela Unicamp, em 11 anos, o Programa de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) economizou U$ 4 bilhões.

Veja, a seguir, as principais vantagens que a sua empresa poderá ter ao fazer esse investimento.

Aumento de previsibilidade da demanda de custos de insumos

Os insumos, como a energia elétrica, têm custos bastante altos para a empresa, o que também acaba gerando um preço maior para os clientes que compram os seus produtos.

Por isso, investir em meios que gerem a eficiência energética é importante para que se tenha mais previsibilidade da demanda de custos de insumos.

Controle de processos produtivos

Os processos produtivos são acompanhados mais de perto quando a organização tem uma política rigorosa de eficiência energética. Afinal, os gestores precisam identificar quais são os gastos de energia que cada ação demanda.

Isso também resulta na identificação de outros gargalos e falhas que podem atrapalhar a produção.

Sustentabilidade

Cada vez mais as pessoas estão conscientes sobre a importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

Logo, ao investir em eficiência energética, as empresas também se tornarão mais sustentáveis e conquistarão a admiração dos consumidores.

Quais ações a empresa pode adotar para ter eficiência energética?

Existem algumas ações que precisam ser implementadas para adotar a eficiência energética nas empresas. Confira as principais abaixo!

Gestão de energia

É preciso fazer a gestão de energia, utilizando softwares que fazem esse monitoramento, por exemplo. Além disso, devem ser utilizados equipamentos mais econômicos, como computadores e datacenters, bem como criar ações que otimizem toda a infraestrutura de TI.

Adoção de projeto de eficiência energética

Também é necessário que seja desenvolvido um projeto de eficiência energética, que deve ter uma pessoa responsável por pesquisar e encontrar soluções mais sustentáveis. Além disso, os participantes do projeto precisam conscientizar a todos na empresa sobre a importância do tema.

Investimento em tecnologia

A tecnologia precisa ser vista como uma aliada para otimizar a energia. Assim sendo, investir em equipamentos que gastam menos, bem como em sistemas que identificam gastos exorbitantes é uma alternativa bastante viável.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a eficiência energética e como esse investimento pode ser interessante para a sua empresa. Que tal então dar todos esses passos para conquistá-la?

Quer continuar se informando? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes diretamente no seu e-mail!

The post Eficiência energética: o que é preciso para conquistar? appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários