Explore mais sobre a tendência do Unified Commerce para o varejo

Você já ouviu falar no termo Unified Commerce? Conforme a transformação digital permite que mais e mais players entrem no mercado e vendam seus produtos e serviços, a competitividade aumenta, de modo que a qualidade não é mais um diferencial

De acordo com uma pesquisa apresentada pelo Gatrner, 89% das companhias acreditam que a batalha agora é pela experiência do cliente. Não se trata apenas de abrir mais canais de venda ou se tornar Omnichannel, mas sim incorporar toda a gestão em uma plataforma única, munida de Inteligência Artificial, que permita lidar melhor com os clientes.

Sendo assim, continue a leitura e entenda melhor o que é Unified Commerce e quais são suas vantagens.

O que é Unified Commerce?

Em um primeiro momento, as empresas de varejo passaram a adotar o Multichannel, buscando capitalizar as vendas nos mais diversos pontos. Depois disso, foi necessário aplicar práticas Omnichannel, para garantir que os clientes tivessem uma experiência consistente e integrada.

Agora, os varejistas em geral precisam buscar o agrupamento entre esses dois paradigmas em uma nova tendência, chamada Unified Commerce. Em vez de apenas focar esforços na expansão e na integração dos canais, o comércio unificado reúne tudo o que impacta a experiência do cliente.

No geral, podemos dizer que o Unified Commerce é uma forma de criar harmonia entre todos os principais pontos de contato com o cliente, sincronizando os canais de venda do varejo, fazendo com que a experiência do cliente seja direta e unificada, uma extensão da sua marca.

Embora estratégias como Multichannel e Omnichannel também tenham esse objetivo, a utilização de várias ferramentas singulares integradas, além de alto custo, não é capaz de entregar uma experiência contínua aos clientes, trazendo inconsistências e falta de confiança.

Quando a sua empresa passa a vender em todos os canais diferentes com a utilização de uma única solução, as linhas que dividem o offline e online se tornam invisíveis para o cliente, aumentando o número de vendas e a satisfação dos consumidores.

Segundo o Google, mais de 60% das jornadas de compra traçadas pelos usuários começam em um dispositivo, mas são finalizadas em outro, o que demonstra a importância de se criar uma experiência contínua.

Podemos dizer que o comércio unificado é alcançado quando todos os aspectos do varejo, como estoque, lojas on-line, atendimento e vendas, têm uma visibilidade transparente entre si. Com isso, conquista-se a tão esperada jornada contínua e consistente.

Por fim, os principais pilares que integram o comércio unificado são:

  • canais;
  • interações;
  • sistemas;
  • produtos.

Quais são os maiores benefícios do Unified Commerce?

Esse novo paradigma de comércio unificado pode trazer uma série de vantagens para os varejistas em relação ao Omnichannel e ao Multichannel. Vamos às principais.

Aumenta as vendas

As novas tecnologias nos brindam com diversas oportunidades de incrementar o faturamento. Uma dessas formas é o uso do chamado corredor infinito, uma estratégia que permite que os clientes comprem on-line produtos que não estão fisicamente na loja.

Isso minimiza a insatisfação do consumidor ao perder sua viagem, além de aumentar as vendas, pois o varejista fecha o negócio mesmo sem estoque na loja física e melhora a experiência do cliente.

Outra possibilidade é a retirada de produtos em uma loja física após a compra on-line. Visto que muitos clientes deixam de adquirir determinado produto por conta da demora no transporte, essa estratégia aumenta as vendas, reduzindo o tempo entre a compra e o recebimento. Além de aproveitar a própria estrutura logística já construída para atender as demandas das lojas, com isso gera mais eficiência operacional reduzindo custos indiretos, que serão diluídos melhor na operação.

Aprimora a experiência do consumidor

Quando a plataforma de vendas é única e pode ser utilizada de qualquer dispositivo, acaba-se a necessidade de um ponto de caixa fixo, com filas. O próprio vendedor pode realizar a transação de venda em um smartphone ou tablet junto ao cliente.

Além disso, por meio da utilização de token, é possível salvar os dados do cartão do cliente com segurança, evitando o preenchimento de todos os dados a cada nova compra, melhorando ainda mais a experiência do consumidor. Em qualquer dos canais utilizados, a compra é simples e rápida.

Cria um panorama completo do negócio

Analisar os dados de compra e venda verificar como os clientes interagem com a sua marca é fundamental para incrementar estratégias de venda que possam rentabilizar da melhor maneira.

Quando tudo é realizado apenas em uma plataforma, sem nenhum tipo de integração, o acesso a relatórios estratégicos se torna muito mais simples e confiável, melhorando a sua gestão e permitindo uma visão completa do negócio.

Simplifica processos

Quando implementamos um modelo Multichannel ou Omnichannel, acabamos tendo que lidar com várias ferramentas para o dia a dia, o que acaba dificultando uma gestão geral dos processos de vendas.

Sistemas separados significam informações separadas, o que prejudica a visão do negócio e de como a jornada do cliente funciona. Por outro lado, manter todos os processos em apenas uma plataforma pode simplificar tudo.

Além disso, o varejista tem a segurança de contar com apenas um fornecedor de soluções, ou seja, caso algo dê errado, basta uma ligação para resolver o problema de forma rápida.

Como implementar o Unified Commerce?

Criar uma estratégia de comércio unificado é algo complexo e pode demorar até acontecer por completo. Boa parte dos varejistas já conta com uma infraestrutura definida, de modo que fazer alterações é algo difícil.

Contudo, ao realizar essa mudança, sua empresa poderá alcançar uma unificação bem-sucedida de todos os processos voltados aos clientes, além de melhorar de forma drástica a experiência deles. Um passo a passo para isso seria:

  • revisar suas ferramentas atuais: antes de investir em novas plataformas, verifique se suas atuais tecnologias podem suprir a demanda;
  • audite a jornada do cliente: entenda primeiro como ela funciona hoje para depois unificá-la e melhorá-la dentro de um design ideal;
  • colete e análise dados: as informações coletadas em todos os canais de vendas são fundamentais para entender o público-alvo, como ele se relaciona com a sua marca e quais ações melhoram ou pioram o resultado;
  • entenda a base tecnológica necessária: antes mesmo de investir em soluções, é preciso entender se a sua empresa está pronta para lidar com uma plataforma unificada.

Como você pode notar, a tecnologia é um fator fundamental na hora da implementação de uma estratégia de Unified Commerce, sendo necessário contar com apoio especializado.

Uma consultoria em tecnologia pode verificar a sua estrutura de TI atual e descrever suas demandas para a implantação de uma plataforma que ajude a unificar todos os seus pontos de venda. O planejamento é mais que necessário, e também pode já utilizar o modelo agile, para já enxergar as entregas e visualizar as mudanças em um curto prazo.

O Unified Commerce é o futuro do varejo, sendo que, quanto antes as varejistas se adaptarem, maiores serão as chances de incrementar a competitividade e conquistar mais mercado.

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Fonte: softwareone.com/feed

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