Gastos em TI: a sua empresa já definiu as prioridades?

Profissionais de tecnologia no mundo inteiro já estão bem familiarizados com o papel que têm na mudança recente do mercado: a transformação digital voltada para eficiência, inteligência e uso estratégico de dados.

Mas como convencer outras diretorias a investir? É hora de definir os argumentos da importância dos gastos em TI, a visão de onde investir e colocar a empresa no caminho certo. Confira!

O que a empresa ganha ao investir em TI?

A primeira etapa para convencer sobre o investimento em TI é exatamente apontar como eles retornam em forma de competitividade para a empresa.

Esta é uma verdade incontestável atualmente: quem não investir em tecnologia e BI nos próximos anos vai ficar para trás.

Por quê? É da TI que virão as ferramentas e soluções para aumentar a produtividade, ampliar a capacidade de adaptação de um negócio ao mercado e possibilitar o uso de dados como fonte de novas estratégias e oportunidades.

Ou seja, soluções tecnológicas não são custos secundários — quanto mais rápido esse mindset contaminar a diretoria, mais chances a empresa tem de se antecipar ao futuro.

Como avaliar prioridades em gastos de TI?

Mesmo que esse seja um caminho inevitável, para convencer diretores e até guiar sua própria equipe, você vai precisar transpor essa ideia para a prática.

Isso significa avaliar oportunidades e prioridades de investimento que vão fazer a empresa traçar o caminho certo. Veja algumas formas de fazer isso.

Benchmarking e avaliação de indicadores

Para mapear um caminho, o primeiro passo é definir o ponto de partida. Isso é feito com benchmarking da empresa e dos concorrentes, avaliação de indicadores de desempenho e uma pesquisa sobre demandas latentes do mercado.

Felizmente, você tem tudo isso à sua disposição como gestor de TI. É hora de usar inteligência e tecnologia para extrair as respostas certas das perguntas fundamentais.

Levantamento de infraestrutura e necessidades

Em seguida, é partir para um mapeamento da sua infraestrutura. O que pode ser ajustado para atender novas demandas? Onde o investimento se faz mais necessário? Trabalhar com o que você já tem vai permitir reduzir gastos, otimizar o sistema e garantir seus objetivos.

Foco para estratégias no futuro

Falando em objetivos, todo gasto em TI precisa ser feito mirando no futuro. Por isso o planejamento é tão importante. As prioridades a serem atacadas vão surgir desse link entre as necessidades mais urgentes agora e a previsibilidade das demandas do futuro.

Onde provavelmente estão seus gastos prioritários?

Seguindo o tópico anterior, você tem uma ideia de o que fazer para encontrar suas prioridades em gastos de TI. Mas existem alguns casos que se tornaram quase que universais em negócios apostando na tecnologia. Veja quais são abaixo!

Cloud computing e soluções como serviço

Um dos grandes movimentos atuais do mercado é a transição de investimentos em bens de capital para bens de serviço.

E a nuvem está no centro disso. Investir nesse tipo de solução é interessante porque dá flexibilidade ao orçamento tecnológico. É possível adequar oferta e demanda em tempo real e ter custos bem mais previsíveis ao longo do tempo.

Segurança de dados

Se a informação é vital na transformação digital, sua proteção impacta diretamente no sucesso do negócio. Seja em ferramentas embarcadas em serviços como a nuvem, seja em ações internas da TI, a segurança da informação será sempre uma prioridade nos seus investimentos.

Eficiência operacional

Um sistema mais flexível, atualizado e seguro vai, naturalmente, tornar a operação da empresa mais eficiente. Portanto, seus gastos de TI podem potencializar esse ganho quando priorizados em ferramentas de colaboração e sistemas integradores.

Então, pense bem: foco no futuro, utilização de inteligência de negócio e visão de gastos de TI como investimentos. Não parece ser esse o caminho mais seguro para o sucesso em um novo mercado digital? Você já tem tudo o que precisa para convencer toda a empresa e guiar novas estratégias!

E se você quer saber melhor como calcular e entender o retorno de investimentos em TI, continue sua pesquisa com este post!

The post Gastos em TI: a sua empresa já definiu as prioridades? appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários