Para competir com AWS, Google & Alibaba, a Microsoft faz mudanças de licenciamento significantes

Em 1 de agosto de 2019, a Microsoft fez o seguinte anúncio sobre um novo serviço de infraestrutura e atualizou seus termos de licenciamento para competir com ofertas de host dedicadas estabelecidas a partir de provedores de nuvem de hiper-escala: AWS, Google e Alibaba.

O time de Advisory da SoftwareONE e as equipes de arquitetura definiram claramente os caminhos de suporte para ajudá-lo nesta mudança. Para mais informações, leia abaixo.

Visão Geral

A Microsoft anunciou que o Host dedicado do Azure irá oferecer maior visibilidade e controle sobre a camada de hardware e operações de manutenção, tipo de processador, número de núcleos e tamanhos de Máquina Virtual (VM) diferentes dentro da mesma série de VM num determinado host. Isto endereça uma oferta de serviço para competir com ofertas de host dedicadas de AWS, Google e Alibaba.

A Microsoft também anunciou que, a partir de 1º de outubro de 2019, haverá uma atualização do material de termos de licenciamento de ‘terceirizados’ que afetarão os clientes que adquiriram licenças sem o Software Assurance (SA) e os direitos de mobilidade atribuídos a serviços de infraestrutura de host dedicados, fornecidos por uma lista dos ‘Fornecedores listados’: Alibaba, Amazon (incluindo VMware Cloud na AWS), Google e Microsoft.

Quando as mudanças serão aplicadas?

A Microsoft declarou que os clientes comprando novas licenças em
ou após 1 de outubro de 2019, ou atualizando para uma nova versão de produto
lançada em ou após essa data, serão impactados pelos termos de licenciamento
atualizados.

Se você está usando software sob licenças de assinatura, você está sujeito aos novos termos no início da renovação de sua assinatura ou quando efetuar a atualização para uma versão de software que estiver disponível em ou após 1 de outubro de 2019.

Para licenças compradas antes de 1 de outubro de 2019, você poderá continuar a usar o software sob os termos do produto originalmente licenciado, ou até fazer atualização para uma versão de software disponível em ou após 1 de outubro de 2019. 

Quais são as mudanças planejadas?

– A Microsoft expandirá o escopo de Mobilidade de Licença através de SA para licenças elegíveis com Certificação de Software ativo (SA), a serem atribuídas a serviços de nuvem de host dedicado a partir de “Provedores listados” que são um Parceiro de Mobilidade Autorizado (AMP), incluindo Host Dedicado de Azure. Por exemplo, Exchange Server, SharePoint Server, Skype for Business Server e SQL Server. Anteriormente, este benefício poderia apenas ser usado em ambientes de tenant compartilhados e agora serão expandidos a hosts dedicados. 

– A Microsoft restringirá o “Traga Suas Próprias Licenças (BYOL)” para produtos elegíveis de Mobilidade de Licença quando as licenças foram compradas sem SA, ou onde SA já passou, para serviços de nuvem de host a partir de “Provedores listados”, incluindo Host Dedicado de Azure. Anteriormente, isto foi permitido em serviços hospedados dedicados sob a provisão de “terceirização”.

– A Microsoft restringirá as licenças a serem atribuídas para
serviços de nuvem de host a partir de “Provedores listados” que não são
elegíveis para Mobilidade de licença. Por exemplo, Windows Server, Windows
Desktop OS, Microsoft Office ou software coberto sob a assinatura de desenvolvedor
de Visual Studio.

– As licenças do Microsoft SQL Server e Windows Server com SA
ativo podem ser atribuídas sob um “Benefício Híbrido de Azure” expandido para o
Host Dedicado de Azure.

– A Microsoft restringirá os “Direitos de Virtualização Ilimitados”
que habilitaram os VMs a serem programados (permissão de hardware) para o SQL
Server Enterprise com SA, e Windows Datacenter em serviços de host dedicados de
“Provedor listado” a partir do AWS, Google e Alibaba.

– A Microsoft oferecerá Atualizações de Segurança Estendida para
todas as cargas horárias do SQL Server e Windows Server em Hosts Dedicados de
Azure mediante nenhuma cobrança adicional. 

– Para assegurar atualizações de segurança continuadas para cargas horárias do SQL Server 2008 e 2008 R2 e o Windows Server 2008 e 2008 R2 no final do suporte estendido no Alibaba, AWS e Google, você precisará atualizar, ou manter ativa o SA nos servidores licenciados para comprar Atualizações de Segurança Estendida.

– O software da Microsoft ainda está disponível para você através
de ofertas de “Licença incluída” a partir de “Provedores listados” que
participam no programa do Acordo de Licença de Provedor de Serviços (SPLA) e
serviços de “Licença incluída” disponíveis através do Microsoft Azure.

– Isto não será aplicado a outros provedores de hosting dedicados e parceiros de SPLA. As mudanças de licenciamento planejado apenas se aplicam à Microsoft, AWS (Incluindo VMware no AWS), Alibaba e Google.

Quais são minhas opções de licenciamento?

Tabela 1 – Opções para cliente da Microsoft com base nas próximas mudanças de licenciamento de 1 de outubro:

Provedores listados – Host dedicado Apenas host dedicado do Azure
Cenário de licenciamento Licenças compradas antes de 1 de outubro de 2019 Licenças compradas em ou após 1 de outubro de 2019 Licenças compradas em ou após 1 de outubro de 2019
Traga Sua Própria Licença (BYOL) para o Windows Server Atribua licenças para Hosts dedicados
(Até a versão final de suporte, ou uma atualização a uma versão de software tornada disponível em ou após 1 de outubro de 2019). †
Não permitido. *
Selecione as ofertas de “Licença incluída”.
Permitido através do “Benefício Híbrido de Azure” –
Atribua licenças para “núcleos físicos tornados disponíveis a você” para a Edição de Centro de dados, ou VMs individuais para a Edição de Centro de dados e Padrão.
BYOL para SQL Server e Servidores de Aplicação de MS ‡ Atribua licenças para Hosts dedicados
(Até a versão final de suporte, ou uma atualização a uma versão de software tornada disponível em ou após 1 de outubro de 2019). †
Permitido, mas agora requer Certificação de Software ativo (SA).
BYOL para Office Profissional Plus Atribuir licenças a Hosts dedicados † Não permitido. *
Selecione as ofertas de “Licença incluída”.
BYOL para Windows Enterprise (Desktop OS) Permitido com Windows Enterprise SA e Windows Enterprise E3/E5 Licenças de Assinatura de Usuário (USLs) † Não permitido. *§
Opção para compra VDA E3/E5 USLs mediante renovação.
Direitos de Virtualização Ilimitados VMs ilimitados autorizados com o Windows Server Datacenter e licenças do SQL Server Enterprise elegíveis quando atribuídas a todos os núcleos físicos no host dedicado. Não permitido. * Permitido com o “Benefício Híbrido de Azure” –
Atribua licenças para núcleos “físicos tornados disponíveis a você”
Requisito do Windows Server CAL Necessário. Selecione as ofertas de “Licenças incluída”. Não necessário com “Benefício Híbrido de Azure”.

Referência: Consulte a documentação de Perguntas frequentes da Microsoft e
os Prazos de Produto da Microsoft. (Os
Prazos de Produto da Microsoft, agosto de 2019, foram atualizados para o Host
dedicado de Azure).

* Consulte seu Acordo Empresarial da Microsoft (EA) e outra
documentação de contrato de Acordo de Volume vinculativo e os Termos de Produto
da Microsoft, conforme aplicável.

† Se você está usando software sob licenças de assinatura, você está sujeito aos novos termos no início de renovação da sua assinatura ou uma atualização para uma versão de software tornada disponível em ou após 1 de outubro de 2019.

‡ Isto inclui, mas não está limitado a: SharePoint Server,
Exchange Server, e Skype for Business Server. Consulte os produtos do servidor
de aplicação da MS que são elegíveis da “Mobilidade de licença” nos Termos de
Produto da Microsoft para todos os produtos impactados.

§ A Microsoft fornece um “período de carência” limitado para clientes renovando o Windows Enterprise SA, ou USLs, entre 1 de outubro de 2019 e 1 de outubro de 2020 para mover suas cargas horárias das ofertas dedicadas dos “Provedores listados” até 1 de outubro de 2020.

Recomendações

A SoftwareONE está oferece serviços de Advisory para guiá-lo através deste anúncio:

1. Use nossos Serviços de Advisory da Microsoft (MAS) para permanecer em seu provedor de nuvem existente ou entender as opções com o Azure. Assegurar que você tenha uma estratégia e entenda o impacto comercial pronto para as próximas mudanças começando em 1 de outubro de 2019.

2. Alavanque nossa oferta AzureSimple (que inclui pacotes de serviço de migração gratuitos para novos clientes do Azure, por exemplo, nenhum contato de Azure existente).

3. Trabalhe com nossos Serviços de Tecnologia para planejar, projetar e migrar para a nuvem que você desejar.

4. Inicie com a nossa oferta SAMSimple para habilitar conformidade de licença e gestão de seus ativos de licença no on-premises e serviços de nuvem.

5. Se você está fornecendo serviços para seus clientes finais, você pode participar no programa de CSP indireto com a SoftwareONE. Isto é recomendado como um modelo mais rápido e mais simples e uma boa escolha para parceiros que não querem gerenciar tanta infraestrutura e pode fazer parceria com a SoftwareONE como um fornecedor indireto para manusear seu suporte, cobrança, e faturamento de necessidades no Azure

Índice

A Microsoft irá atualizar continuamente e mudar seu licenciamento e outras ofertas e estamos aqui para guiá-lo no melhor caminho para frente. 

Reveja seu uso atual e futuro das Soluções e Serviços da Microsoft.

A equipe de Serviços de aconselhamento da Microsoft do SoftwareONE (MAS) trabalha com você para revisar seu uso atual e futuro de soluções da Microsoft. Conheça os Serviços de Advisory da Microsoft

The post Para competir com AWS, Google & Alibaba, a Microsoft faz mudanças de licenciamento significantes appeared first on .


Fonte: softwareone.com/feed

Comentários