Serverless: você está por dentro dessa tendência?

Já faz alguns anos que ouvimos falar de como a nuvem tem revolucionado as estratégias de negócio, e hoje essa mudança tem sido ainda mais notável. Nesse sentido, o conceito de serverless tem recebido destaque, visto que as empresas têm contado com infraestruturas mais robustas, mas com preços muito mais acessíveis.

Quer saber o que é esse conceito, seu funcionamento e quais são as vantagens de adotá-lo? Então, continue a leitura!

O que é serverless?

Tecnicamente, o serverless são serviços online em que a lógica que está no servidor continua sendo escrita pelo programador da aplicação, assim como já ocorria. Entretanto, ela é executada apenas quando há necessidade, ou seja, quando há uma requisição ou chamada.

Com o passar do tempo e uma adoção mais massiva do serverless, duas definições foram criadas para diferenciar os tipos de aplicação.

BaaS (Backend as a Service)

No BaaS, o que torna a aplicação exclusiva é a lógica implementada nela. Nesse caso, a aplicação poderia ser uma Single Page Application, em que sua lógica estaria no próprio HTML, por exemplo.

Nesse modelo, o desenvolvedor não programa o backend, apenas configura na interface disponibilizada pelo próprio servidor BaaS.

FaaS (Function as a Service)

Já no caso da FaaS, a plataforma disponibiliza toda a estrutura para responder às requisições HTTP. Assim, o desenvolvedor pode focar na escrita do código de cada rota.

A vantagem é uma flexibilidade maior em relação ao modelo anterior, visto que cada rota é visualizada pelo servidor como um serviço independente. Entre os exemplos dessa definição, temos o Azure Functions.

Quais são os benefícios?

Contar com uma estrutura serverless traz diversas vantagens para as empresas. Confira as principais abaixo.

Redução de custos

Além de economizar o tempo que os colaboradores utilizariam para definir a arquitetura que hospedaria o serviço, também haverá uma redução de custos em qualquer provedor que a empresa decidir utilizar, uma vez que o pagamento é calculado de acordo com o consumo, não por tempo de execução da máquina.

Escalabilidade

Com uma aplicação sem servidor na própria empresa, não é mais necessário se preocupar com a capacidade da estrutura e a sua escalabilidade.

Isso torna as tarefas dos profissionais internos mais leve, já que o aumento da capacidade do servidor acontece automaticamente conforme a demanda, sem a necessidade de interferência por parte dos colaboradores.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um assunto muito debatido atualmente, e aqui esse tópico também precisa receber atenção. Os servidores ao redor do mundo tiveram seu uso intensificado nos últimos anos, mas de forma ineficaz.

Ao contar com o conceito de serverless, há uma otimização muito maior nesse aspecto, visto que o foco está na utilização de recursos apenas quando há demanda.

Vale o investimento?

Inicialmente, é válido notar que o serverless é uma forte tendência no mercado. Por outro lado, cada tipo de aplicação ou negócio já conta com as suas particularidades e modelo de trabalho próprio, implicando em decisões e riscos que necessitam ser identificados e medidos corretamente. Assim, uma solução aqui é a implementação gradual da ideia, por meio de testes.

Isso é útil pois, ao ter uma equipe focada em aprender mais sobre as funcionalidades da aplicação no modelo serverless, o risco de problemas é reduzido. Assim, as atualizações no ambiente de produção podem ser periódicas ou quando a empresa definir que é melhor para os clientes ou para o time.

Entretanto, se há a necessidade de mais velocidade no processo de implementação da tecnologia na empresa, a solução é a contratação de uma consultoria que já compreenda a tendência. Assim, os riscos e a curva de implementação e aprendizado serão bem menores.

Assim, podemos concluir que a adoção do serverless é uma forma de incluir a transformação digital nas rotinas da empresa e oferecer mais segurança, acessibilidade e agilidade ao processo de desenvolvimento.

Entendeu como o conceito de serverless pode ser interessante para a sua empresa? Quer continuar sempre por dentro das novidades do blog? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

The post Serverless: você está por dentro dessa tendência? appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários