Ambientes de trabalho modernos exploram os benefícios da digitalização, ao mesmo tempo que transformam lobos solitários em membros de equipe. Toda empresa se beneficia deste valor agregado e maior produtividade.

O que esperamos de um local de trabalho moderno

Gerenciar digitalização e encarar a complexidade: Esses são os primcipais desafios para as empresas em 2019. E há um foco particular nas tendências de local de trabalho futuro (Trabalho 4.0).

Equipes e colaboração ao invés de lobos solitários

Diga adeus a uma
mentalidade puramente pessoal. O resultado de grupo, o “nós” é a meta
subjacente do local de trabalho moderno.

A ideia está baseada na criação de novas redes entre pessoas individuais, afim de aumentar o valor agregado. Uma das maneiras de fazer isto está nos grupos virtuais temporários. Dentro deles, as equipes compartilham informações, trabalham em soluções e reúnem suas capacidades individuais para criar um resultado melhor.

Ferramentas baseadas em propósitos são indispensáveis neste sentido. Os profissionais com conhecimento precisam recuperar as informações necessárias o mais rápido possível, tomar decisões e contribuir ativamente para a empresa.

Assistentes virtuais e IA ajudarão essas equipes no futuro. Entre outras coisas, serão responsáveis por tarefas monótonas e recorrentes que são, portanto, suscetíveis a enganos. Isto significa que a equipe atual poderá se concentrar no que é essencial – aplicação de métodos não lineares e criativos para colocar uma forte ênfase nos resultados.

Portanto, o local de trabalho moderno está baseado na colaboração e irá cada vez mais se tornar separado de uma localização física. O lema é: “Tudo, qualquer hora, qualquer lugar!”

Serviços de nuvem estão substituindo as ferramentas da era do computador

As soluções de TI consagradas pelo tempo, desenvolvidas na virada do milênio, raramente ajudam muito os funcionários que se acostumaram à usabilidade de dispositivos e aplicativos modernos em suas vidas pessoais. Numa era de mídia social, big data, smartphones, tablets e locais de trabalho flexíveis, as soluções da era do computador não mais são adequadas para assegurar uma gestão eficiente das tarefas do dia a dia.

Para alcançar esta meta, todos os canais para comunicação e colaboração precisam ser agrupados (padronizados). Com um histórico de várias migrações e aquisições, muitas empresas tendem a ter um panorama de sistemas e processos extremamente descentralizado. No futuro, a meta deve, portanto, ser implantar sistemas de TI uniformes que são construídos em torno de processos harmonizados.

Serviços baseados na nuvem são a solução ideal nesta situação, como fornecem ferramentas úteis que são independentes da indústria ou tamanho. Elas não apenas devem substituir o email, o Excel etc., mas também precisam adicionar oportunidades completamente novas.

Onde isto já existe, atividades anteriormente separadas podem ser reunidas novamente ou assistentes pessoais inteligentes baseados em computador (AI) podem ser usados para preparar conteúdo e portanto, aprimorar seu significado.

Selecionar o provedor de nuvem correto começa com os requisitos específicos e condições de estrutura geral. Neste sentido, um panorama de processo/TI harmonizado é a base para desenvolver uma estratégia viável e realista para o futuro. O provedor é em seguida selecionado, dependendo da estratégia e do critério estrutural associado.

Trabalho 4.0, locais de trabalho modernos ou o futuro do trabalho – junto com as soluções associadas – não cairão como chuva do céu. Nem podem ser implementados como uma instrução de cima para baixo. O que precisa ser feito ultimamente envolve mudanças dos processos, reconsiderando as ferramentas e harmonizando o ambiente de TI. No futuro, os funcionários serão fatores muito mais importantes em todos as empresas. mantê-los onde estão e garantir seu compromisso deve ser prioridade logo no estágio de planejamento e depois revisado de forma consistente à medida que o projeto avança.

Aqui estão as regras mais importantes para uma implementação bem-sucedida:

  • Processos, ferramentas e provedores de solução devem se tornar peças de um todo maior e interligado
  • Silos de dados e soluções incompatíveis devem ser erradicadas sempre que possível
  • Soluções práticas e sustentáveis que entregam valor agregado aos funcionários precisam ser introduzidas

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Fonte: softwareone.com/feed

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