Uso da nuvem: como impacta positivamente a vida das pessoas?

Um coordenador de TI deve ter a redução de custos da organização e a garantia da disponibilidade das informações como principais preocupações. É preciso saber, então, que o uso da nuvem tem impactos positivos na vida das pessoas e da empresa.

Essa prática traz benefícios como: economia, maior mobilidade, sustentabilidade, autonomia do setor de RH e até segurança para os dados. No post de hoje, você ficará por dentro do assunto e entenderá por que deve incentivar a adoção dessa prática em seu trabalho. Acompanhe!

O que significa nuvem?

Computação em nuvem envolve a utilização da capacidade de armazenamento de outros computadores e servidores, conectados entre si pela internet. Sendo assim, os dados armazenados podem ser acessados de qualquer lugar e dispositivo do mundo, não sendo necessário instalar programas específicos.

Atualmente, existem até sistemas operacionais (SO’s) inteiramente disponíveis na internet. Assim, eles não ficam instalados no computador, o que torna a vida do usuário mais simples, ao passo que a complexidade é abstraída.

Além disso, o gasto com o equipamento quando o SO está na nuvem é bem menor. Os requisitos da máquina são mínimos, pois ela se torna basicamente um chip ligado à internet.

Devido a essa facilidade de acesso, o Brasil ainda viverá, nos próximos anos, um grande aumento no consumo de computação em nuvem. Isso é o que diz o presidente da VMware, Fábio Costa.

Ele complementa que o acordo entre a Vivo Cloud Plus e a Huawei simplifica a oferta da nuvem para empresas, além de combinar a flexibilidade da nuvem pública com o controle da nuvem privada.

Quais são os benefícios do uso da nuvem?

A utilização da nuvem traz muitos benefícios para a vida das pessoas e as empresas. Entre eles, podemos citar:

Economia

Um estudo realizado pela International Data Corporation, em 2016, mostra que a nuvem será dominante. Isso porque as companhias que já adotam a nuvem registraram uma redução de gastos de 1,2 milhão de dólares.

Quando se adota a tecnologia em nuvem, há menos gastos com infraestrutura — aquisição e atualização de hardware, banco de dados, espaço físico e sistemas operacionais. Além disso, a nuvem pode aumentar a produtividade dos funcionários.

Dessa forma, a equipe terá mais agilidade para acessar as informações de que precisa. Será possível encontrá-las de qualquer lugar durante o dia a dia de trabalho.

Maior mobilidade

Imagine como seria interessante poder analisar dados da empresa em qualquer lugar. A nuvem possibilita isso, já que as pessoas autorizadas conseguem acessar as informações de forma segura, independentemente de suas respectivas localizações, desde que estejam conectadas à internet.

Assim, a companhia ganha uma elasticidade maior, pois, a qualquer momento, é possível aumentar ou diminuir o número de usuários e o espaço de armazenamento necessário.

No modelo da nuvem, a empresa paga somente pelo que utilizar. Mas esse recurso não deve ser considerado apenas pelo ponto de vista econômico, e sim por todo o potencial que ele oferece, permitindo mais agilidade e flexibilidade aos usuários.

Sustentabilidade

Especula-se que, se as grandes empresas utilizassem tecnologias em nuvem hoje, haveria uma significante redução energética. Isso ocorreria devido à extinção de servidores locais, que, de fato, consomem muita energia elétrica.

Com a cloud, também há uma considerável diminuição com gastos de papel. Os dados podem ser acessados de qualquer local, não havendo a necessidade de impressão das informações para uma eventual reunião, por exemplo.

Autonomia do setor de RH

Muitas vezes, a integração de diversos setores pode ser problemática para a empresa. Por esse motivo, a utilização da nuvem traz uma maior autonomia ao setor de RH, uma vez que exige menor envolvimento da TI no ciclo de aquisição de produtos de software.

Dessa forma, a equipe de TI não precisa dedicar seu tempo à manutenção da infraestrutura e à atualização de programas em todos os computadores dos usuários.

Segurança para os dados

Os provedores dos serviços de nuvem, quando atualizados de acordo com as melhores práticas de tecnologia e segurança da informação, são considerados as opções mais seguras para os dados da organização.

Existem poucos casos em que tais provedores tenham sofrido ataques cibernéticos. Isso porque a segurança é uma de suas principais preocupações, portanto há um investimento massivo nessa área.

Além disso, a tecnologia em nuvem conta com backups automáticos, garantindo a disponibilidade dos dados. Então, mesmo quando o computador tiver algum problema, haverá ao menos uma cópia das informações.

Outro ponto positivo é que, pelo fato de os dados não estarem armazenados fisicamente no local, não há riscos de perda devido a catástrofes naturais.

Quais desafios são enfrentados?

Mesmo com os diversos benefícios que a computação em nuvem proporciona, essa área ainda envolve alguns desafios, com os quais tanto os provedores quanto as empresas que a adotam em seus processos organizacionais devem se preocupar. Alguns desses desafios são:

Desempenho

Aqui, é preciso considerar a velocidade de conexão da internet na organização. Isso é importante principalmente quando todos os dados da empresa estão na nuvem.

Nesse caso, qualquer tipo de atividade exigirá conexão com a internet e, dependendo da quantidade de informações necessárias simultaneamente, a banda larga precisará ser de alta velocidade, o que nem sempre sai barato no Brasil.

Com uma velocidade de internet ruim, as aplicações tornam-se lentas. Isso afeta negativamente a produtividade de todos os funcionários.

Preocupações regulatórias e legais

É importante que as organizações preocupem-se com o local em que seus dados estão armazenados, pois pode acontecer de as leis não serem as mesmas de onde a organização está, de fato, localizada. Assim, a legislação de proteção e privacidade requer que os dados estejam em território nacional.

Portanto, os provedores precisam divulgar onde as informações são armazenadas. Assim, ciente das leis, a organização poderá decidir com mais sabedoria.

O uso da nuvem traz muitos benefícios à vida das pessoas e das organizações. A adoção em massa desse recurso é somente questão de tempo, mas, para que tal transição seja realmente positiva para todos, é preciso sempre atentar à velocidade de conexão com a internet e ao local onde o provedor da nuvem se encontra.

Gostou do post de hoje? Então, siga-nos no LinkedInTwitter e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre nuvem e o mundo da tecnologia da informação!

The post Uso da nuvem: como impacta positivamente a vida das pessoas? appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários