Vantagem competitiva: como o setor de TI pode ajudar a criar?

O contínuo crescimento do mercado exige que as organizações obtenham vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. E em qualquer segmento de atuação, uma das estratégias mais eficientes para conquistar notoriedade é, sem dúvida, o investimento em inovação.

Mas, o que é inovar? A inovação está diretamente atrelada à tecnologia, visto que os avanços da era digital reconfiguraram o ambiente empresarial. Hoje, no mundo dos negócios, investir em um suporte tecnológico apropriado é uma premissa básica para não ficar para trás.

Você quer profissionalizar a sua empresa e reduzir custos? Então, confira 5 exemplos práticos de como a TI pode ajudar a criar um diferencial no mercado!

1. Redução de custos operacionais

A automatização de processos elimina a necessidade de gerar planilhas, gráficos e outros documentos manualmente, afinal, um software pode realizar essas funções em poucos segundos. Já a integração de sistemas favorece o trânsito de dados, dispensando a intervenção humana em fluxos que dependam de duas ou mais plataformas.

Utilizar o cloud computing (computação em nuvem) facilita o armazenamento e o gerenciamento das informações, sem exigir altos investimentos em infraestrutura física de TI. Além disso, a virtualização de servidores diminui gastos com manutenção de hardware e serviços de help-desk (apoio a problemas técnicos).

2. Eliminação de burocracias e foco na gestão estratégica

Com a intervenção da TI, é possível descartar etapas burocráticas e obter fluidez nos processos produtivos. Portanto, ao melhorar a estrutura organizacional, otimizam-se fluxos internos em diversos departamentos da empresa.

Essa otimização poupa o tempo e o dinheiro do administrador, que poderá direcionar sua energia para a gestão estratégica do negócio. Com menos problemas para solucionar e um quadro menor de colaboradores, o empreendedor estará apto a buscar, cada vez mais, o aperfeiçoamento dos seus métodos gerenciais.

3. Dados concretos para tomadas de decisão assertivas

Hoje, mais do que nunca, a informação é ouro. E, nessa era digital, o correto gerenciamento dos dados empresariais torna-se fundamental para a consolidação, o progresso e a segurança das organizações.

A obtenção de informações íntegras e atualizadas sobre o micro e o macroambiente corporativo influencia positivamente na tomada de decisões. Há modelos de software que fornecem atualizações constantes sobre questões de produtividade e resultados, além de outras ferramentas bastante úteis para o gestor.

4. Facilidade na adaptação para o enfrentamento de imprevistos

O departamento de TI também é responsável por contribuir na gestão de riscos da organização. Ele pode oferecer gráficos e indicadores relacionados às possíveis vulnerabilidades do negócio e ameaças externas.

É preciso identificar e analisar os riscos aos quais a empresa está submetida, calculando a probabilidade e os impactos de cada ocorrência. Com o auxílio da tecnologia, o monitoramento periódico desses parâmetros torna-se mais fácil.

5. Contribuição nas estratégias de marketing

O marketing é um setor importantíssimo no cotidiano das organizações e determinante para obter sucesso e reconhecimento no mercado. Nesse contexto, a tecnologia também pode ser utilizada para potencializar as estratégias de comunicação adotadas pela companhia.

As ferramentas tecnológicas podem viabilizar diálogos positivos com investidores, clientes e parceiros, criando um ambiente de compartilhamento de informações. No entanto, a relação entre marketing e TI vai além: o gerenciamento técnico dos dados corporativos contribui para boas performances no setor criativo.

Esses foram apenas alguns benefícios da gestão estratégica de TI nas organizações. Se você é um gestor, esteja atento às atualizações do mercado. Para investir em modelos de software de qualidade, busque assistência de empresas com credibilidade na área. Modernize-se e conquiste vantagem competitiva!

Quer acompanhar mais dicas de TI? Então, siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

The post Vantagem competitiva: como o setor de TI pode ajudar a criar? appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários