Você sabe o que é cloud server gerenciado?

Você, com certeza, já ouviu falar sobre computação em nuvem. Afinal, essa tecnologia mudou a maneira de as empresas funcionarem e facilitou diversos processos internos. E, junto com esse conceito, surgiu o cloud server gerenciado.

Basicamente, essa expressão remete à ideia de ter uma infraestrutura de servidores na nuvem, mas que seja administrada pela empresa que presta o serviço. Com isso, o seu negócio disfruta de diversos benefícios.

Para entender melhor esse assunto, criamos este post. Nele, explicaremos o que é o servidor gerenciado, quais são os seus objetivos, as suas vantagens e as suas diferenças para o cloud server. Vamos lá?

O conceito de cloud server gerenciado

Essa expressão está diretamente relacionada à computação em nuvem e consiste no uso de dados de servidores e de computadores conectados. Assim, os programas, sistemas e informações são hospedados em um servidor externo.

Nesse cenário, o cloud server (que pode ser traduzido como servidor em nuvem) é o conceito mais básico da computação em nuvem. É nele que serão salvos os dados, sem que a empresa precise manter uma infraestrutura própria.

Quando ele é gerenciado, significa que a sua empresa pode personalizar e configurar o servidor como quiser. No entanto, ela passa a responsabilidade para o provedor do serviço. Na prática, implica menos conhecimento em manutenção e monitoramento.

Os benefícios dessa tecnologia

As vantagens de contar com um servidor gerenciado são bastante variadas. As principais são:

Atendimento especializado

As prestadoras de serviço oferecem um suporte focado a solucionar os problemas enfrentados pelo seu empreendimento. O atendimento especializado começa já no início, com a indicação do serviço mais adequado, e passa pela solução de dúvidas.

Flexibilização e customização

O plano do server gerenciado preza pela estabilidade e atendimento às demandas do seu negócio. O resultado é uma melhor performance e menos instabilidades, já que há a possibilidade de disponibilizar e armazenar os arquivos e os recursos em locais isolados.

Economia

O servidor gerenciado é administrado pelo provedor, ou seja, você está desobrigado de manter uma equipe de especialistas. Desse modo, há uma economia financeira considerável.

Aumento da velocidade

A rede de serviços centralizada melhora a velocidade das aplicações. Esse aspecto interfere na produtividade e pode impactar o comportamento do usuário.

Escalabilidade

O serviço gerenciado é bastante flexível e se adapta conforme o crescimento da sua empresa. Assim, é possível ampliar o atendimento da demanda sem prejudicar a experiência dos usuários.

Segurança

O suporte é feito por uma equipe especialista, que está focada em evitar perdas. Ainda há backups periódicos e o monitoramento de possíveis ataques maliciosos.

O objetivo desse sistema

O principal propósito do servidor gerenciado é permitir que o time de TI da sua empresa tenha uma atuação estratégica em vez de operacional. Assim, a equipe é capaz de focar os processos de inovação e estratégias de negócio a fim de buscar a eficiência operacional e o aumento da competitividade.

O funcionamento do cloud server gerenciado

A contratação de uma solução Infrastructure as a Service (IaaS ou infraestrutura como serviço, em português) permite que a empresa escolha entre 2 alternativas de gerenciamento — e é aí que residem as diferenças entre o cloud server comum e o gerenciado.

No servidor comum, a sua companhia utiliza os painéis de configuração e personalização de serviços. Por isso, é necessário ter uma equipe especializada, já que é possível gerenciar a memória, o risco rígido e outras funcionalidades da máquina (como storage, controle de firewall e balanceamento de carga).

Já no servidor gerenciado, essas atividades ficam a encargo da provedora. O atendimento personalizado permite que você explique exatamente o que precisa e obtenha o serviço que atende à sua demanda. Entre os recursos contemplados estão:

  • manutenção das máquinas;
  • gestão do banco de dados;
  • atualização do sistema operacional;
  • rotinas de backup.

Em suma, o propósito do cloud server gerenciado é executar qualquer atividade que assegure a alta disponibilidade das aplicações. Por isso, sua equipe de TI se volta para uma atuação estratégica, porque o operacional está com a prestadora do serviço.

Desse modo, fica evidente que essa é uma boa estratégia para empresas de qualquer porte.

E você, já utiliza no seu negócio? Aproveite para entender mais sobre cloud computing lendo sobre 5 fatos que comprovam sua necessidade em PMEs.

The post Você sabe o que é cloud server gerenciado? appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários