Você sabe o que é preciso para um bom relacionamento com o fornecedor?

A política da ótima convivência é extremamente necessária para as empresas que desejam conquistar sucesso. O bom relacionamento com o fornecedor, sem dúvidas, vai ser bastante útil para as atividades comerciais, afinal, para gerar bons resultados e desenvolver excelentes estratégias, as atividades precisam desse tipo de relação.

Manter um bom relacionamento com fornecedores é muito importante para ter uma relação de transparência, além de tornar mais fácil a negociação com prazos, preços, descontos e até formas de pagamento. Ou seja, as vantagens são inúmeras.

Com o crescimento da competitividade do mercado, as organizações têm buscado apoio na gestão operacional produtiva, nos colaboradores, na tecnologia e, claro, no contato com fornecedores. Quer manter um bom relacionamento em sua empresa? Então, confira nossas dicas!

Alinhe os processos

É fundamental que você alinhe as compras tanto de produtos quanto de insumos para os processos internos da empresa. É preciso ficar atento em relação às demandas dos consumidores e fazer uma previsão do estoque. Ao saber quais são os produtos que estão saindo com mais frequência, você vai conseguir comprar de forma mais consciente.

A previsão, sem dúvidas, vai ser de grande auxílio no momento de escolher os fornecedores que vão conseguir se alinhar às demandas dos seus clientes. Dessa forma, você evita perder vendas, além de manter uma ótima relação de confiança com o público e com os seus fornecedores.

Tenha uma comunicação frequente e clara

Os fornecedores devem ser vistos como parceiros da sua empresa, por isso é crucial manter uma comunicação sincera, clara e frequente. Confiança e amizade são fatores indispensáveis para ter um ambiente de trabalho saudável.

Procure fortalecer o diálogo a partir de canais de comunicação produtivos. Se precisar, invista em informativos, promova reuniões e realize visitas técnicas. Resumindo em poucas palavras: mantenha-se sempre conectado com os seus fornecedores.

Acompanhe os KPIs da parceria

Avaliar o desempenho é uma estratégia para aprimorar a relação com o fornecedor? Parece desconexo? Não mesmo!

Só assim você vai conseguir saber como melhorar o relacionamento. Para tanto, opte por indicadores de desempenho para a equipe interna e para os fornecedores conforme as metas do seu negócio.

Esses KPIs precisam estar bem claros para os envolvidos, tanto do seu fornecedor quanto da sua empresa. Até porque, para conquistar uma melhoria contínua, parceiros e colaboradores devem conhecer bem os critérios pelos quais vão ser avaliados.

Construa um mix de fornecedores

Hoje em dia, as organizações têm optado por trabalhar com diversos fornecedores. É uma prática que traz benefícios e também malefícios.

Bom, por um lado, a estratégia pode dificultar o controle das despesas, afinal, as dívidas vão vir de várias fontes. Mas nada que um bom sistema não resolva, certo? E, claro, há uma grande vantagem: você consegue um poder maior de negociação, podendo trocar de fornecedor sem ter problemas para a logística do seu negócio, caso algum eleve o preço ou não cumpra com os prazos.

Não foque apenas em preços

É bastante comum que os gestores pressionem os fornecedores a fim de reduzir os custos. Mas é importante saber que a qualidade é que vai assegurar a satisfação do seu público final.

É aquela ideia: o barato geralmente sai bem caro. Por isso, é fundamental levar em consideração o custo-benefício, e não apenas considerar o valor baixo.

Sendo assim, ao fazer negociações de preços, pense na qualidade do produto que os fornecedores estão oferecendo a você. Nem sempre o produto mais caro vai ser a melhor opção, e o mais barato pode ser que traga prejuízos para a empresa.

Enfim, conviver bem com todos, de maneira geral, é imprescindível para que alianças sejam feitas e, assim, o negócio cresça. Quando se fala de relacionamento com o fornecedor, isso se torna ainda mais relevante. Além de envolver vários setores do negócio, ainda coloca a marca em risco. Por isso, siga as dicas e mantenha uma ótima relação com os seus fornecedores para ter bons resultados!

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para compartilhar este texto nas suas redes sociais, pois assim seus amigos também terão a chance de aprender!

The post Você sabe o que é preciso para um bom relacionamento com o fornecedor? appeared first on Blog SoftwareONE Brasil.


Fonte: softwareone.com/feed

Compartilha aí!!

Comentários